segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ovo de avestruz - um ovo biologicamente pequeno!


Outra tarefa proposta à turma foi a comparação entre o peso da ave e o peso do ovo. Escolhidas 6 espécies - colibri abelha, codorniz, kiwi malhado (símbolo da Nova Zelândia) galinha, ema, avestruz e ave elefante (já extinta), foram efectuados os cálculos e os gráficos correspondentes.
Aqui está uma amostra.


Concluíram que o ovo de kiwi corresponde a 18% do peso da ave! Um tamanho gigantesco para uma ave relativamente pequena. Se fizermos a proporção, os ovos de avestruz teriam de pesar 20Kg.

Assim, apesar do enorme tamanho do ovo de avestruz, podemos concluir que, comparativamente com o tamanho do animal, afinal não é assim tão gigantesco, como parece à primeira vista. Biologicamente é um ovo pequeno. Só assim se explica que em cada ninhada a mãe avestruz cuide de 15 a 20 ovos ao mesmo tempo.

Afinal a quantos ovos de galinha corresponde 1 só ovo de avestruz?

Pois bem, os alunos fizeram as contas e chegaram à conclusão que se um ovo de galinha pesa em média 63 gr , e o de avestruz 1510gr , então... 1510/63=24. Isto é, 1 ovo de avestruz equivale em média a 24 ovos de galinha.

Fizeram idênticos cálculos para ovos de codorniz (1 ovo de codorniz pesa apenas 10 gramitas!!!) e a conclusão lógica é a de que 1 só ovo de avestruz equivale a 151 ovinhos de codorniz.

E já que estavam com a mão na massa, calcularam a quantos ovos de codorniz corresponde 1 e só 1 ovo de galinha. Mais coisa menos coisa... a 6 ovos dos pequeninos.

Não ficaram muito contentes com esta inesperada descoberta e, tentaram provar-me que não estava correcta, enfiando ovos de codorniz dentro de 1 ovo de galinha. A verdade, verdadinha é que só couberam 4 ovinhos. E agora quem tem razão? Vamos lá descobrir onde está o "gato".

Trabalhar em Excel II

Na última sexta-feira os alunos estiveram a tratar estatísticamente os dados recolhidos sobre ovos de várias espécies. Aqui temos o Pedro muito compenetrado e, mais difícil ainda, a trabalhar de pé!
Efectuaram cálculos, calcularam médias e demonstraram, através da Matemática (calculando o quociente entre o comprimento e a largura dos ovos), a explicação dada por biólogos para as diferenças de formas entre ovos de aves aquáticas, sobretudo marinhas, e ovos de aves de rapina. Os biólogos explicam que os ovos das aves marinhas, têm forma cónica, o que faz com que rolem em círculo, impedindo que caiam nos precipícios, onde estão os seus ninhos. Já os ovos das aves de rapina aproximam-se mais da forma esférica. Foi precisamente isto que os nossos meninos descobriram, como comprova o gráfico seguinte.

domingo, 17 de maio de 2009

Simetria outra vez

Cliquem na imagem e vejam a animação até ao fim.
Então não vos faz lembrar nada?

O ballet dos pintainhos


Click on the hen to begin.

Movimento de rotação da Terra


Clica e vê a Terra ao vivo via satélite, em tempo real, bastando clicar em F5 (actualizar).
Sugiro que deixes o navegador aberto na imagem e vás clicando em F5 a cada 5 minutos, para observares o efeito da rotação da Terra.
Podes, se quiseres, situar-te em qualquer lugar do globo e esse será o ponto central de observação.

Animals save the planet!

Uns vídeos curtos de animação, bonitos, simples e que fazem pensar.

Multiplicação por 9 - um método sempre à mão.

Surpreende-te...

Entra na casinha e segue as instruções...
Depois desfaz a magia e pensa como é possível que o computador "advinhe" sempre o número em que pensaste.

sábado, 16 de maio de 2009

sábado, 9 de maio de 2009

Um desafio...


Aqui podem ter acesso a uma biblioteca de livros digitais de autores consagrados, aprovados pelo Plano Nacional de Leitura. Descubram o prazer de ler e aceitem o desafio que vos é proposto de publicarem uma história... por que não a do nosso pinto de ouro, o Phi-phi!

Trabalhar em Excel II

Estes são exemplos que traduzem a pesquisa sobre o comprimento e a largura de ovos de diferentes espécies de aves. A Marta e o João Bernardo são os seus autores.






Mas o que eu gostava mesmo que descobrissem, era a relação entre estes números e um facto curioso: nas aves de rapina os ovos são quase esféricos; nas aves aquáticas, sobretudo nas que fazem ninhos em altos penhascos junto ao mar, os ovos têm forma cónica o que faz com que rolem em círculo, impedindo que caiam.

Observando os 2 gráficos e fazendo uns cálculos simples são capazes de provar matematicamente esta constatação?

Trabalhar em Excel I

Este é o trabalho que o Paulo fez na aula de ontem à tarde. Comparem com o gráfico seguinte, feito pelo Pedro António e descubram:
.o que falta no 1º gráfico para poder ser correctamente interpretado;
.1 erro.

P.S. Não fique triste Paulinho... é assim que se aprende e o seu gráfico está muito bonito.

Matemática nas embalagens


As embalagens de ovos podem ser verdadeiras caixinhas de surpresa quando observadas com os olhos da Matemática. Foi isso que procuramos fazer, identificando figuras e sólidos geométricos nesta embalagem de ovos de chocolate. O grupo das figuras geométricas está muito bem documentado: octógonos, rectângulos, trapézios, círculos e pequeninos triângulos.


Troncos de pirâmide, troncos de cone, semi-esferas, paralelepípedos, cilindros, são os sólidos geométricos identificados.
Reparem como a Matemática pode estar escondida no fabrico de objectos que nos são tão familiares!

Embalagens, arrumação de ovos e números triangulares

"Aparentemente a simples tarefa de arrumar ovos na respectiva caixa não tem por trás uma grande preocupação matemática, pois arruma-se se houver espaço e não se arruma se o espaço não existir, isto é, se a caixa já estiver completa."



Mas como a Matemática está por todo o lado... foi proposta, ao grupo de terça-feira, a tarefa de descobrirem quantas possibilidades diferentes existem para arrumar 3 ovos numa embalagem com capacidade para meia dúzia de ovos.




Com muita persistência [e alguma ajuda] conseguiram encontrar as 20 possibilidades diferentes de arrumar os 3 ovos.

Dado que os outros alunos levaram esta tarefa para trabalho de casa, só na próxima aula de Matemática, poderemos explorar a relação entre as possibilidades estudadas e a sequência dos primeiros 4 números triangulares - 10, 6, 3, 1. Esta já é uma dica importante para quem tem este trabalho para o fim de semana!

Estudos de simetria



Aqui fica registada uma amostra pequenina dos vossos primeiros (e inspirados) trabalhos de simetria, realizados na aula de EVT. Esta semana irão realizar outras propostas que exigem mais atenção.
Até lá visitem este site e divirtam-se com a Matemática!

O pequeno pinto Phi-phi

Chegara o grande dia - o 21º após a colocação dos ovos na incubadora!
Então...

"...na aula de Ciências a nossa professora chamou-nos para irmos ver os ovos. Quando lá chegamos, vimos um pintainho muito amarelo e pequeno que parecia ter umas patas enormes!
Veio logo ver-nos ao vidro da incubadora, mas ficou um pouco assustado.
Quando lhe tocamos ficou como se fosse um bebé, todo esticado… Foi retirado e colocado num caixote com uma grande lâmpada vermelha por cima, para o manter quentinho.
Tem uns olhos pequenos mas arregalados e pretos. Com muita paciência, t
ivemos de o ensinar a comer a sua primeira refeição.
Márcia e Artur