
Assim, o seu propósito principal, subdividido em três fases, é o de implementar actividades de carácter experimental, na disciplina de Matemática, utilizando como pretexto a incubação de ovos de várias espécies de aves, realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza e da área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Algumas das actividades propostas, onde se procurará fundir a Arte com a Matemática, serão desenvolvidas na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Instalada a incubadora, os alunos irão recolher informação que será utilizada na carimbagem e posterior tratamento informático, realizando pesagens e medições dos ovos e construindo um “bilhete de identidade” para cada um.
Numa segunda fase, enquanto aguardam pela eclosão dos ovos, para além do tratamento informático dos dados recolhidos, ser-lhes-ão propostas várias actividades no âmbito da Matemática relacionadas com o ovo: geometria (do ovo e da embalagem); estudos de simetria; estudos de proporcionalidade; construção de tangrans ovais; resolução de problemas – completadas com uma visão artística do mesmo tema desenvolvida nas aulas de Educação Visual e Tecnológica.
Após a eclosão dos ovos os alunos realizarão o tratamento estatístico de toda a informação, sendo-lhes ainda proposto a análise de pequenas demonstrações do comportamento animal e do papel da Matemática na sua compreensão.
Sem comentários:
Enviar um comentário