terça-feira, 31 de março de 2009

Ovos de diferentes espécies de aves

Com as informações extraídas do site
do Royal Alberta Museum, no Canada, construí para ti este power point, para aprenderes um pouco mais sobre a variedade de tamanhos e cores dos ovos de algumas espécies de aves que nidificam no nosso país.

Para te inspirares...

Não há Páscoa sem ovos... não há Matemática sem desafios!

A Marta está a embalar ovos.
Em cada ovo tem de colar uma etiqueta vermelha.
Quando embala 3 ovos, coloca-os numa caixa e cola uma etiqueta amarela na caixa. Quando enche 3 caixas, coloca-as numa caixa maior e cola na caixa uma etiqueta verde.
A Marta embalou 18 ovos. Quantas etiquetas utilizou?
Então Marta, já tem a solução?

O Artur é vendedor de pintainhos de cor branca e pintainhos de cor amarela. Neste momento tem os pintainhos em seis caixas, contendo, respectivamente, as seguintes quantidades:
2 4 7 11 12 14
«Se vender os pintainhos desta caixa ficarei com o dobro de pintainhos amarelos relativamente ao número de pintainhos brancos».
A que caixa de pintainhos se referia o Artur?
Então, meninos, qual é a resposta?

Quero cozer um ovo durante exactamente 15 minutos. Não tenho nenhum relógio, mas possuo duas ampulhetas: com uma posso medir 7 minutos e com a outra 11 minutos.
Como posso medir com exactidão os 15 minutos, utilizando as duas ampulhetas?
Já descobriram como é possível medir exactamente 15 minutos?

Uma vendedora chegou ao mercado com uma cesta cheia de ovos.
A Melissa comprou metade dos ovos.
A Diana comprou metade dos restantes.
A Márcia pagou 10 ovos à vendedora que lhe disse: « Ofereço-lhe os meus dois últimos ovos para esvaziar o cesto».
Vamos lá saber, quantos ovos tinha a vendedora quando chegou ao mercado?
As nossas meninas já sabem quantos havia no cesto?

No supermercado há embalagens idênticas cheias de caixas de ovos.
As caixas podem conter 6 ou 12 ovos. Todos os ovos têm sensivelmente o mesmo peso. Cada embalagem contém duas vezes mais caixas de 6 ovos do que caixas de 12 ovos. Uma caixa de 6 vazia pesa 20g. Uma embalagem contém 240 ovos e pesa 2,6Kg.

Quantas caixas de 6 ovos contém cada embalagem? E de 12 ovos?
Qual é o peso de um ovo?
Qual é o peso de uma caixa de 12?
Qual é a idade do dono do supermercado?
Então qual é a idade do dono do supermercado?

Meninas e meninos, toca a trabalhar que a Matemática não pode parar!

quarta-feira, 18 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

Desenvolvimento embrionário I

Dentro das cascas protectoras, no silêncio da incubadora, secretamente, os embriões desenvolvem-se a uma velocidade espantosa, como puderam constatar pelo gráfico anterior.

Modelos que representam o desenvolvimento embrionário nestes primeiros 7 dias...


1º dia

3º dia




7º dia

O prometido é devido...

Como prometi na aula, aqui vos deixo a lenda do tabuleiro de xadrez e dos grãos de milho... contada pelo matemático Nuno Crato.

" Segundo uma lenda muita vezes contada, o jogo de xadrez foi inventado para entreter o rei da Pérsia. O inventor era um homem com aptidão matemática e com imaginação, coisas que habitualmente andam de mãos dadas. Quando o rei o quis recompensar por ter inventado um jogo tão maravilhoso, limitou-se a pedir alguns grãos de trigo.
Pediu que lhe pusessem um grão na primeira casa do tabuleiro, dois grãos na segunda, quatro na terceira e assim por diante, de forma que se duplicasse sempre o número de grãos ao passar de uma casa para a seguinte, até chegar ao fim, à sexagésima quarta casa.
Ao que se conta, o rei ficou surpreendido pela modéstia do pedido, mas ordenou a um ministro do seu governo que satisfizesse o capricho do homem. Estando em causa encomendas de trigo, contado grão a grão, seria engraçado que o ministro fosse o grãovizir.
O certo é que o vizir, com grão ou sem grão no título, preocupou-se com os grãos. Fez algumas contas e percebeu não haver em toda a Pérsia, nem mesmo no mundo inteiro, trigo suficiente para satisfazer o pedido. Se o leitor está surpreendido, ainda mais o terá ficado o rei. Como era possível pedirem-lhe algo que ele não podia satisfazer?
A sucessão de números de grãos nas casas do tabuleiro — 1, 2, 4, 8, 16... — é tão importante que tem um nome. É chamada «sucessão binária» e tem algumas propriedades que a tornam útil em vários problemas, por exemplo no desenho de circuitos de computador. A soma dos seus primeiros 64 termos, que corresponde ao número de grãos pedidos pelo inventor do xadrez, é qualquer coisa como 18 milhões de milhões de milhões de grãos.
O rei não imaginava que a sucessão crescesse tão rapidamente!"

Potências e desenvolvimento embrionário

Qualquer embrião começa com uma única célula. Passadas algumas horas, esta divide-se em duas células, que se voltam a dividir, e assim por diante, como podes observar aqui
O quadrado representa a primeira célula – o ovo. Quando moves o cursor, dentro do quadrado dá-se início à fertlização.
Esta primeira célula divide-se em 2 regiões, depois em 4, de seguida em 8, etc, etc... Exactamente como num embrião verdadeiro.

À esquerda pudeste observar em gráfico como é rápido este crescimento!
Aqui tens uma bela demonstração do tema que hoje estudamos na aula de Matemática - as potências - e da ligação entre a Biologia e a Matemática!

terça-feira, 10 de março de 2009

6 Março... os primeiros cuidados

Enquanto esperamos pelo nascimento dos bebés, temos de nos encarregar de fazer aquilo que a mãe galinha ou a mãe gansa faz muito melhor do que nós: rodar os ovos no mínimo duas vezes por dia, verificar o teor de humidade e a temperatura, ajustando-os aos valores ideiais.

Em grupos de três, os alunos encarregam-se desta tarefa quotidianamente, com enorme prazer.

Se demoram mais do que o previsto... pode acontecer o que a imagem documenta. Quem é capaz de explicar as diferenças entre os dois gráficos?

4 de Março... ovos no "ninho"

Após esta aula, cada aluno foi colocar o seu ovo na incubadora. Apreciem a ternura da Diana!

Para a posteridade, foi registado em fotografia o momento em que cada um depositou, cuidadosamente, o seu ovo no nosso "big nest" mas, como compreendem, é impossível publicá-las todas; fica, no entanto, a promessa de um CD, no final deste projecto, com todas as reportagens para guardarem como recordação.

4 de Março - Aula de Estudo Acompanhado...

Nesta aula foram propostas duas tarefas:
. leitura de um texto com os segredos de uma incubação bem sucedida;

. construção do "bilhete de identidade" de cada ovo com medições e pesagens, tão rigorosas quanto possível.


O Daniel não resistiu e escreveu o seu nome em letras garrafais no ovo de ganso, a anunciar que o bebé que irá nascer é seu e muito seu...

O ovo que o Diogo Silva estava a estudar, rolou e... esborrachou-se no chão. Precalços de um "cientista"; um pintaínho a menos.

3 de Março... as experiência continuam...

A ovoscopia é um dos procedimentos mais importantes da incubação de ovos. A primeira ovoscopia deverá ser feita antes de se iniciar a incubação e a segunda com todos os ovos que não eclodiram, para avaliar os motivos pelos quais não houve o nascimento.

Como não temos o ovoscópio as professoras improvisaram a construção de um, utilizando o retroprojector, caixas de cartão e outros pequenos truques como as imagens documentam. São ou não fantásticas estas professoras estagiárias?

2 de Março - Os ovos chegam à Escola...

A Drª Margarida Lacerda trouxe da Régua 18 ovos de galinha e 6 ovos de ganso, para vos proporcionar uma experiência que todos queremos inesquecível - a de acompanhar par e passo as diferentes fases do desenvolvimento e, se possível, o momento exacto do nascimento destes bebés...
Mas primeiro foi preciso preparar cuidadosamente o seu bercinho - pôr a funcionar a incubadora, ajustar as condições de temperatura e humidade, colocar os sensores para monitorizar todo o processo, verificar o seu correcto funcionamento e as ligações ao computador, enfim... tentar imitar a Natureza, construindo artificialmente um grande ninho!



Quem se encarregou desta tarefa foram as professoras estagiárias da Escola Superior de Educação do Porto. Um grande obrigado a todas pelo magnífico trabalho realizado; sem a vossa ajuda tudo seria muito mais difícil.

sábado, 7 de março de 2009

Uma incubadora virtual


Aqui poderás treinar o trabalho experimental que estás a desenvolver na disciplina de Ciências, com uma incubadora virtual. Se tiveres atenção às condições ideais para a incubação dos ovos, ao fim de 21 dias terás uma ninhada de 3 pintaínhos. Não te esqueças de virar os ovos de um dia para o outro!

Aproveita ainda para observares as imagens do desenvolvimento embrionário, clicando por baixo de cada círculo vermelho.

Tangram mágico V

Na sexta-feira passada, dedicamos mais algum tempo à construção de tangrans. Estes são os artistas...

... das obras de arte (uma amostra pequenina) que aqui deixamos.



quarta-feira, 4 de março de 2009

Reprodução I


Comparar tamanhos I

Tarefa

- Quantas ovos de codorniz cabem dentro de um ovo de galinha médio?

_ Quantos ovos de galinha cabem dentro de um ovo de avestruz?

- Quantos ovos de codorniz cabem dentro de um ovo de avestruz? (resolvidas as duas primeiras, esta é muito fácil...)

Há 1 prémio para a resposta mais aproximada.

Tempos de incubação de algumas aves (em dias)


Andorinha - 23
Avestruz - 42 a 50
Cisne - 36 a 40
Codorniz - 16 a 17
Faisoa - 24
Galinha 21
Gansa - 30 a 34
Pata - 28
Pata Muda - 34 a 37
Pata Real - 26 a 28
Pavoa - 27 a 30
Perdiz - 23
Periquito -18
Perua - 28
Pomba - 14 a 18

As nossas silhuetas...

Tangram mágico IV










No dia 3 de Março o primeiro grupo de alunos iniciou os trabalhos com o tangram oval.



Aqui ficam registados três dos muitos trabalhos que efectuaram.





O Diogo e o Artur também treinaram, com passarinhos de brincar, os mimos que hão-de dar aos pintaínhos e gansos que daqui a uns dias irão nascer...