
terça-feira, 31 de março de 2009
Ovos de diferentes espécies de aves

Não há Páscoa sem ovos... não há Matemática sem desafios!
Em cada ovo tem de colar uma etiqueta vermelha.
Quando embala 3 ovos, coloca-os numa caixa e cola uma etiqueta amarela na caixa. Quando enche 3 caixas, coloca-as numa caixa maior e cola na caixa uma etiqueta verde.
A Marta embalou 18 ovos. Quantas etiquetas utilizou? Então Marta, já tem a solução?
O Artur é vendedor de pintainhos de cor branca e pintainhos de cor amarela. Neste momento tem os pintainhos em seis caixas, contendo, respectivamente, as seguintes quantidades:
2 4 7 11 12 14
«Se vender os pintainhos desta caixa ficarei com o dobro de pintainhos amarelos relativamente ao número de pintainhos brancos».
A que caixa de pintainhos se referia o Artur? Então, meninos, qual é a resposta?
Quero cozer um ovo durante exactamente 15 minutos. Não tenho nenhum relógio, mas possuo duas ampulhetas: com uma posso medir 7 minutos e com a outra 11 minutos.
Como posso medir com exactidão os 15 minutos, utilizando as duas ampulhetas? Já descobriram como é possível medir exactamente 15 minutos?
Uma vendedora chegou ao mercado com uma cesta cheia de ovos.
A Melissa comprou metade dos ovos.
A Diana comprou metade dos restantes.
A Márcia pagou 10 ovos à vendedora que lhe disse: « Ofereço-lhe os meus dois últimos ovos para esvaziar o cesto».
Vamos lá saber, quantos ovos tinha a vendedora quando chegou ao mercado? As nossas meninas já sabem quantos havia no cesto?
No supermercado há embalagens idênticas cheias de caixas de ovos.
As caixas podem conter 6 ou 12 ovos. Todos os ovos têm sensivelmente o mesmo peso. Cada embalagem contém duas vezes mais caixas de 6 ovos do que caixas de 12 ovos. Uma caixa de 6 vazia pesa 20g. Uma embalagem contém 240 ovos e pesa 2,6Kg.
Quantas caixas de 6 ovos contém cada embalagem? E de 12 ovos?
Qual é o peso de um ovo?
Qual é o peso de uma caixa de 12?
Qual é a idade do dono do supermercado? Então qual é a idade do dono do supermercado?
Meninas e meninos, toca a trabalhar que a Matemática não pode parar!
quarta-feira, 18 de março de 2009
quinta-feira, 12 de março de 2009
Desenvolvimento embrionário I

O prometido é devido...
" Segundo uma lenda muita vezes contada, o jogo de xadrez foi inventado para entreter o rei da Pérsia. O inventor era um homem com aptidão matemática e com imaginação, coisas que habitualmente andam de mãos dadas. Quando o rei o quis recompensar por ter inventado um jogo tão maravilhoso, limitou-se a pedir alguns grãos de trigo.
Pediu que lhe pusessem um grão na primeira casa do tabuleiro, dois grãos na segunda, quatro na terceira e assim por diante, de forma que se duplicasse sempre o número de grãos ao passar de uma casa para a seguinte, até chegar ao fim, à sexagésima quarta casa.
Ao que se conta, o rei ficou surpreendido pela modéstia do pedido, mas ordenou a um ministro do seu governo que satisfizesse o capricho do homem. Estando em causa encomendas de trigo, contado grão a grão, seria engraçado que o ministro fosse o grãovizir.
O certo é que o vizir, com grão ou sem grão no título, preocupou-se com os grãos. Fez algumas contas e percebeu não haver em toda a Pérsia, nem mesmo no mundo inteiro, trigo suficiente para satisfazer o pedido. Se o leitor está surpreendido, ainda mais o terá ficado o rei. Como era possível pedirem-lhe algo que ele não podia satisfazer?
A sucessão de números de grãos nas casas do tabuleiro — 1, 2, 4, 8, 16... — é tão importante que tem um nome. É chamada «sucessão binária» e tem algumas propriedades que a tornam útil em vários problemas, por exemplo no desenho de circuitos de computador. A soma dos seus primeiros 64 termos, que corresponde ao número de grãos pedidos pelo inventor do xadrez, é qualquer coisa como 18 milhões de milhões de milhões de grãos.
O rei não imaginava que a sucessão crescesse tão rapidamente!"
Potências e desenvolvimento embrionário

O quadrado representa a primeira célula – o ovo. Quando moves o cursor, dentro do quadrado dá-se início à fertlização. Esta primeira célula divide-se em 2 regiões, depois em 4, de seguida em 8, etc, etc... Exactamente como num embrião verdadeiro.
Aqui tens uma bela demonstração do tema que hoje estudamos na aula de Matemática - as potências - e da ligação entre a Biologia e a Matemática!
terça-feira, 10 de março de 2009
6 Março... os primeiros cuidados

Em grupos de três, os alunos encarregam-se desta tarefa quotidianamente, com enorme prazer.
Se demoram mais do que o previsto... pode acontecer o que a imagem documenta. Quem é capaz de explicar as diferenças entre os dois gráficos?
4 de Março... ovos no "ninho"

4 de Março - Aula de Estudo Acompanhado...


O Daniel não resistiu e escreveu o seu nome em letras garrafais no ovo de ganso, a anunciar que o bebé que irá nascer é seu e muito seu...
O ovo que o Diogo Silva estava a estudar, rolou e... esborrachou-se no chão. Precalços de um "cientista"; um pintaínho a menos.
3 de Março... as experiência continuam...

2 de Março - Os ovos chegam à Escola...

sábado, 7 de março de 2009
Uma incubadora virtual

Tangram mágico V
quarta-feira, 4 de março de 2009
Comparar tamanhos I
Tarefa
- Quantas ovos de codorniz cabem dentro de um ovo de galinha médio?
_ Quantos ovos de galinha cabem dentro de um ovo de avestruz?
- Quantos ovos de codorniz cabem dentro de um ovo de avestruz? (resolvidas as duas primeiras, esta é muito fácil...)
Há 1 prémio para a resposta mais aproximada.