domingo, 26 de abril de 2009

O que fizemos na semana que passou.

Eu bem peço aos meus meninos para escreverem textos para o diário de bordo, mas esta parece não ser uma tarefa do vosso agrado.

Para não nos esquecermos do que vamos fazendo, aqui fica um resumo:

Grupo de terça-feira
. pesagens dos ovos que estão na incubadora, tendo-se verificado que o peso desceu, relativamente ao peso inicial, como era previsível.
. visualização de cada um dos ovos com o ovoscópio.


Grupo de sexta-feira
. medições, pesagens, cálculo do volume de ovos de galinha de diferentes tamanhos (médios, grandes e XL).
. preparação para o Maismat que está mesmo quase a chegar!

Tiramos fotografias mas... com uma máquina digital sem cartão!

Ficou também resolvido o problema dos comentários no blogue. Finalmente podemos comunicar uns com os outros através do ciberespaço! Prometo responder a todos.

Embalagem artística


Na próxima semana, nas aulas de projecto, vamos estudar as embalagens de ovos, ligando a Geometria à Arte.
Depois, iremos propor-te a concepção de embalagens artísticas nas aulas de EVT. A Marta, sem o saber, até já apresentou uma logo no início! Já nem se deve lembrar, mas tenho-a muito bem guardada...
Será uma boa altura para nas aulas de Matemática, desenvolvermos actividades de Origami, que serviu de inspiração a esta lindíssimo objecto.

Estudos de simetria no ovo

Amanhã nas aulas de EVT, vão ser propostas estudos de simetria... em ovos, claro!


Mas primeiro precisas de pensar para responder à pergunta:



Afinal de contas, quantos eixos de simetria se podem traçar num ovo?

Para ajudar, aqui ficam estas imagens.








Para te exercitares em exercícios de simetria, proponho-te que treines aqui.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Novos projectos na calha... para o próximo ano


Recebi hoje um mail da Ciência Viva, do qual retirei o parágrafo que se segue:


"Com o objectivo de continuar a promover a ciência e tecnologia junto da comunidade escolar, a Ciência Viva apresenta a linha de apoio a projectos Ciência na Hora - Microprojectos Ciência Viva. As candidaturas à Ciência na Hora - Microprojectos Ciência Viva decorrem entre 23 de Abril e 23 de Maio de 2009, e destinam-se exclusivamente a estabelecimentos de ensino básico e secundário."


Vamos apresentar um projecto para o próximo ano lectivo? Pensem em actividades que gostassem de realizar e tragam muitas ideias originais e criativas, para podermos começar a estruturar um esboço do trabalho.

sábado, 18 de abril de 2009

1 informação e 1 pedido para as Mães

Como saber se o ovo é fresco?
Se tiver dúvidas acerca da validade dos ovos pode fazer o teste colocando o ovo num copo de água. Quanto mais velho, mais leve é o ovo, pois perde água através da casca, aumentando a bolsa de ar.

Assim a 1ª imagem mostra um ovo fresco, dado que está pousado horizontalmente no fundo do copo.

Se o ovo não for fresco, a bolsa de ar expande-se, fazendo o ovo boiar com a ponta para baixo - 2ª imagem.

A 3ª imagem mostra um ovo velho e estragado que, por conter muito ar fica a boiar à superfície.

O seu filho sabe explicar-lhe, ainda com mais detalhe, o número de dias aproximado que o ovo terá, avaliando a amplitude do ângulo formado pela superfície do ovo e o fundo do copo.

Agora o pedido...

Iremos precisar de uma larga quantidade de caixas de ovos de cartão vazias, de preferência embalagens de 12, para o estudo de fracções e construção de um jogo matemático. Podemos contar com a sua colaboração?

Semana de 14 a 17 de Abril

“Experiência é o que se ganha quando não se consegue o que queremos. É uma expressão que se deve ter em conta de cada vez que nos deparamos com um muro e em cada desapontamento. Também serve para nos lembrarmos de que o fracasso não só é aceitável, como também muitas vezes é essencial”
Randy Pausch
Depois do triste episódio ocorrido com a primeira experiência de incubação [relembrando-nos que em investigação científica é necessária muita persistência, continuidade e esforço], voltamos a repeti-la, agora com 13 ovos de galinha e 5 ovos de pata, trazidos pela Drª Margarida Lacerda e pelo Artur.
No dia 14, primeiro dia de aulas, os ovos foram colocados na nova incubadora automática, tendo sido cuidadosamente medidos e pesados pelo 1º grupo de trabalho. Os dados foram depois introduzidos numa folha de cálculo para efectuar os gráficos correspondentes. Aqui está um exemplo.No dia 17 o 2º grupo de trabalho efectuou registo idênticos com ovos de galinha não fecundados dos vários tamanhos disponíveis no mercado (M. L e XL), acrescentando uma quarta variável - o volume.
Verificaram ainda a frescura dos ovos adquiridos e...claro que houve gemadas, muita risada, mas também trabalho entusiasta.
Voltamos a espreitar a nossa ninhada, registaram-se os valores de temperatura e humidade, dando-se início ao volteio automático.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Egg babies



Camille Allen é uma escultora canadiana que se especializou em esculturas de pequeníssimos bebés, feitos em argila, como os que vês nas imagens, lembrando-nos como é frágil uma nova vida e como deve ser cuidadosamente protegida.
Aqui, podes visitar o seu site e deliciar-te com outras imagens destes surpreendentes bebés.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pintainhos fazem operações matemáticas!


Investigadores da Universidade de Pádua e Trento descobriram que não são só os humanos que têm capacidades aritméticas: os pintainhos conseguem fazer somas e subtracções.

Num artigo publicado na revista Proceedings of the Royal Society Biology, os cientistas mostram o talento destes animais na aritmética.

Durante dois dias, os investigadores colocaram pintainhos com apenas horas de vida numa gaiola com várias cápsulas de ovos de plástico (usados para colocar brinquedos dentro de ovos de chocolate Kinder).

Os cientistas foram fazendo desaparecer as cápsulas, uma a uma, por detrás de duas telas. Colocaram três cápsulas atrás de uma das telas e duas na outra tela. Depois dos pintainhos verem para onde foram as bolas, foram soltos.

Os animais olharam para ambas as telas e escolheram a tela que escondia mais cápsulas de ovos Kinder, identificando onde estava o maior número de cápsulas escondidas.

Pouco tempo depois voltou a fazer-se o teste, mas mudando as cápsulas por detrás das telas. Agora era na tela contrária que havia a maior quantidade de cápsulas e os pintaínhos voltaram a ter o mesmo comportamento, acertando na tela onde se encontravam mais cápsulas.

"Descobrimos que os pintainhos têm tendência para se aproximarem do grupo que contêm mais objectos familiares. Eles conseguem contar e fazer a escolha certa" explicou a professora Lucia Regolin. Já era sabido que macacos e outros primatas podiam contar e há dados sobre a capacidade de alguns animais domésticos, como os cães, fazerem adições simples. Mas esta é aprimeira vez que são tiradas as mesmas conclusões em animais tão jovens, sem que tenham tido qualquer tipo de treino neste sentido.

Grandes Pintainhos! Vamos repetir este experiência quando os nossos nascerem!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O chocolate é bom para a Matemática

Uma investigação de uma universidade norte americana, provou que os alunos têm melhores resultados na resolução de problemas depois de tomarem uma bebida quente de chocolate. As substâncias responsáveis por este efeito chamam-se flavenóides.
Esta notícia veio mesmo a calhar, nesta época da Páscoa ! Aqui está um bom argumento - seres melhor aluno a Matemática - para pedires só mais um... ovinho de chocolate.
Feliz Páscoa para todos!

Outros projectos inspiradores...

... para desenvolveres nas aulas de EVT