sábado, 18 de abril de 2009

Semana de 14 a 17 de Abril

“Experiência é o que se ganha quando não se consegue o que queremos. É uma expressão que se deve ter em conta de cada vez que nos deparamos com um muro e em cada desapontamento. Também serve para nos lembrarmos de que o fracasso não só é aceitável, como também muitas vezes é essencial”
Randy Pausch
Depois do triste episódio ocorrido com a primeira experiência de incubação [relembrando-nos que em investigação científica é necessária muita persistência, continuidade e esforço], voltamos a repeti-la, agora com 13 ovos de galinha e 5 ovos de pata, trazidos pela Drª Margarida Lacerda e pelo Artur.
No dia 14, primeiro dia de aulas, os ovos foram colocados na nova incubadora automática, tendo sido cuidadosamente medidos e pesados pelo 1º grupo de trabalho. Os dados foram depois introduzidos numa folha de cálculo para efectuar os gráficos correspondentes. Aqui está um exemplo.No dia 17 o 2º grupo de trabalho efectuou registo idênticos com ovos de galinha não fecundados dos vários tamanhos disponíveis no mercado (M. L e XL), acrescentando uma quarta variável - o volume.
Verificaram ainda a frescura dos ovos adquiridos e...claro que houve gemadas, muita risada, mas também trabalho entusiasta.
Voltamos a espreitar a nossa ninhada, registaram-se os valores de temperatura e humidade, dando-se início ao volteio automático.