
Investigadores da Universidade de Pádua e Trento descobriram que não são só os humanos que têm capacidades aritméticas: os pintainhos conseguem fazer somas e subtracções.
Num artigo publicado na revista Proceedings of the Royal Society Biology, os cientistas mostram o talento destes animais na aritmética.
Durante dois dias, os investigadores colocaram pintainhos com apenas horas de vida numa gaiola com várias cápsulas de ovos de plástico (usados para colocar brinquedos dentro de ovos de chocolate Kinder).
Os cientistas foram fazendo desaparecer as cápsulas, uma a uma, por detrás de duas telas. Colocaram três cápsulas atrás de uma das telas e duas na outra tela. Depois dos pintainhos verem para onde foram as bolas, foram soltos.
Os animais olharam para ambas as telas e escolheram a tela que escondia mais cápsulas de ovos Kinder, identificando onde estava o maior número de cápsulas escondidas.
Pouco tempo depois voltou a fazer-se o teste, mas mudando as cápsulas por detrás das telas. Agora era na tela contrária que havia a maior quantidade de cápsulas e os pintaínhos voltaram a ter o mesmo comportamento, acertando na tela onde se encontravam mais cápsulas.
"Descobrimos que os pintainhos têm tendência para se aproximarem do grupo que contêm mais objectos familiares. Eles conseguem contar e fazer a escolha certa" explicou a professora Lucia Regolin. Já era sabido que macacos e outros primatas podiam contar e há dados sobre a capacidade de alguns animais domésticos, como os cães, fazerem adições simples. Mas esta é aprimeira vez que são tiradas as mesmas conclusões em animais tão jovens, sem que tenham tido qualquer tipo de treino neste sentido.
Grandes Pintainhos! Vamos repetir este experiência quando os nossos nascerem!
5 comentários:
O que eu vou dizer vai ser para toda a escola. Eu acho que temos de fazer mais visitas de estudo. Pois nós ficamos mais a saber sobre o nosso projecto.
Tens toda a razão! Sugere um local que gostassem de visitar e tudo farei para vos proporcionar a tão desejada visita de estudo.
Parque Ornitológico da Lourosa até podia ser uma bela opção...
bom sitio temos que pensar num dia para lá ir
por mim tudo bem.Quando é q vamos lá?
Mesmo que desta vez não consigamos desta vez, 2ª vez da incubação, temos que estar sempre a tentar para nascer mais seres vivos.
Enviar um comentário