sábado, 28 de fevereiro de 2009

Jogos interactivos para o teu fim de semana

Para apenderes mais sobre aves deixo-te a sugestão deste site http://nature.ca/discover/exb/index_e.cfm, onde podes encontrar actividades muito interessantes sobre aves, proporcionadas por um museu canadiano - Canadian Museum of Nature. Apesar de ser em inglês, não desistas, por favor.

Recomendo-te os seguintes jogos:
How many birds are there? - para desenvolver e praticar a estimativa



Find the mate - encontra os pares de várias espécies de aves.



How do birds fly - animações 3D FANTÁSTICAS para descobrires todos os segredos do voo das aves.

Who's calling? - escolhido um habitat, tenta identificar a ave pelo som que emite.

Um bom fim de semana para todos!

Tangram mágico III


Se visitares este site http://virtualdrive.no.sapo.pt/tangram/index.html, poderás resolver desafios e criar formas imaginadas por ti com as 9 peças do tangram. EXPERIMENTA!

É possível colocar um ovo em pé?



O tangram mágico, ou oval, também é conhecido por ovo de Colombo. Mas qual a razão deste nome?


Cristovão Colombo, como sabes, foi um grande navegador e explorador europeu que liderou, ao serviço dos Reis de Espanha, uma frota que alcançou a América em 1942.


Conta-se que, certo dia, regressado desta viagem, estando Colombo à mesa de um nobre espanhol, interrompeu a discussão, travada em torno da sua descoberta e, pedindo um ovo, disse: “Qual de vós, senhores, será capaz de manter este ovo em pé sobre uma das suas extremidades?”

O ovo circulou, de mão em mão, e foi novamente entregue a Cristóvão Colombo, sem que ninguém tivesse resolvido o problema.
O navegador genovês, segurando o ovo calmamente, bateu-o sobre a mesa, esmagando uma das pontas, ficando desta forma em equilíbrio. “Não é difícil”, disse um dos convivas, ao que Colombo retorquiu com ironia: “Sem dúvida, basta reflectir”.

Colombo resolveu de um modo fácil o problema de pôr um ovo em pé: simplesmente afundou a ponta da casca. Mas esta solução do problema não é correcta, porque quando estragamos a casca estamos a variar a forma do ovo e, portanto não colocamos o ovo em pé, mas um corpo diferente.

O problema do ovo de Colombo pode ser resolvido sem mudarmos a forma do ovo.

Para isto basta aplicarmos a propriedade dos peões, ou seja, fazer com que o ovo gire ao redor do seu eixo maior.

O ovo é colocado a girar com os dedos. Ao tirar as mãos percebemos que ele gira durante algum tempo. Deste modo o ovo ficará em pé durante certo tempo.

Mas atenção, para que a experiência seja bem sucedida é necessário usar um ovo cozido.

Se quiseres saber porquê abre este ficheiro http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/exp_ovos.pdf e tenta fazer algumas das experiências que te são propostas.

As aves sabem contar?

Com esta história contada pelo naturalista, John Lubboek, parece que sim, pelo menos até 3.


"Uma incómoda gralha tinha feito o seu ninho no cimo da torre de um velho castelo.
O proprietário decidiu desalojar ou matar o animal. Porém, de cada vez que o homem subia à torre, a gralha afastava-se, para só voltar quando ele se tinha ido embora.
Então, para confundir o pássaro e apanhá-lo numa armadilha, dirigiram-se para a torre dois homens. Um escondeu-se e o outro voltou para trás: a gralha continuou afastada da torre e só regressou quando viu sair também o segundo homem.
No dia seguinte, tentou-se o mesmo processo, mas desta vez com três homens. Dois voltaram a descer e um ficou escondido. Mas a gralha não se deixou enganar e só voltou ao ninho quando o terceiro homem abandonou o seu posto.
Por fim, o dono do castelo conseguiu ganhar a partida, porque decidiu mandar para a torre cinco homens, fazendo voltar quatro para trás. Era um número demasiado grande para ser apreendido pelo pássaro. Incapaz de distinguir entre quatro e cinco, voltou imediatamente ao ninho, para um triste fim."

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Silhuetas de aves - um desafio


Com as peças do tangram oval vais obter silhuetas de aves matemáticas.


E se fossem aves verdadeiras, também as saberias reconhecer? É este o desafio que te proponho.

Observa com atenção a imagem e tenta identificar o maior número possível de aves, apenas pela sua forma e silhueta, excelentes características para te auxiliarem a identificação de aves, no trabalho de campo que irás realizar no Parque Biológico.

Tangram... mágico II


TANGRAM... mágico I




Com o tangram mágico ou oval, também chamado ovo de Colombo podes construir inúmeras figuras de aves, com uma única condição: nenhuma peça pode ficar de fora.
Para aprenderes a construir o teu tangram mágico, aconselho-te a observação atenta da demonstração efectuada no seguinte site:

http://gilbougon.free.fr/sixieme/instrumenpoche/oeufmagic.htm (... aproveita para aprenderes também um pouco de Francês)
Depois... mãos à obra!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

No dia 17 de Fevereiro, o grupo de 3ª feira, esteve a adiantar o projecto Matemática... no choco.

. medimos a largura e o comprimento de ovos de codorniz;
. observamos os carimbos de ovos de galinha e os seus significados;
. desenhamos o contorno de uma caixa de ovos de codorniz
. fizemos medições das caixas dos ovos para calcular a área onde podia ser escrita informação.


Depois desta pesquisa toda, comparamos os resultados e reflectimos sobre eles.

Pedro Barbot

Os ovos também têm Bilhete de Identidade?


Anatomia de um ovo

À aula de Ciências do dia 13 de Fevereiro, chegou um cesto cheio de ovos!
O projecto começava a dar os primeiros passos, pelas mãos da Drª Margarida Lacerda, explicando com todo o detalhe a anatomia de um ovo de galinha.





Casca - calcária, porosa e permeável ao ar.
Membrana da casca - é muito fina e forra internamente a casca com excepção de uma pequena parte onde se forma a câmara de ar.
Clara - rica em albumina e muito viscosa, contém substâncias indispensáveis ao crescimento do embrião.
Calazas- sustentam a gema bem no interior da clara.
Gema - assegura a nutrição necessária à formação do embrião
Cicatrícula - zona onde ocorrem divisões celulares e onde se forma o embrião.

Sei de um ninho
e o ninho tem um ovo
e o ovo, redondinho
tem lá dentro um
passarinho
novo.

Mas escusam de me atentar
nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
e guardar
e ter depois um amigo
que faça o pino
a voar...

Miguel Torga

Apresentação do Projecto

Com este projecto pretendemos abrir aos alunos uma janela de exploração científica - uma incubadora de ovos - permitindo-lhes a reconstrução dos seus modelos de concepção e interpretação da realidade, partilhando o prazer de a experimentar, prever e questionar.
Assim, o seu propósito principal, subdividido em três fases, é o de implementar actividades de carácter experimental, na disciplina de Matemática, utilizando como pretexto a incubação de ovos de várias espécies de aves, realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza e da área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Algumas das actividades propostas, onde se procurará fundir a Arte com a Matemática, serão desenvolvidas na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Instalada a incubadora, os alunos irão recolher informação que será utilizada na carimbagem e posterior tratamento informático, realizando pesagens e medições dos ovos e construindo um “bilhete de identidade” para cada um.
Numa segunda fase, enquanto aguardam pela eclosão dos ovos, para além do tratamento informático dos dados recolhidos, ser-lhes-ão propostas várias actividades no âmbito da Matemática relacionadas com o ovo: geometria (do ovo e da embalagem); estudos de simetria; estudos de proporcionalidade; construção de tangrans ovais; resolução de problemas – completadas com uma visão artística do mesmo tema desenvolvida nas aulas de Educação Visual e Tecnológica.
Após a eclosão dos ovos os alunos realizarão o tratamento estatístico de toda a informação, sendo-lhes ainda proposto a análise de pequenas demonstrações do comportamento animal e do papel da Matemática na sua compreensão.